sábado, 3 de abril de 2010

Curso técnico 2010 FEBBEES, profissionais ainda mais capacitados na FEBBEES

A Federação de Bodyboarding do ES, parabeniza a todos os participantes do Curso Técnico 2010 FEBBEES.

Confira algumas fotos do curso:
http://picasaweb.google.com.br/febbees.bb/CursoTecnico2010FEBBEES?feat=directlink
O feriadão foi regado a muitos conceitos técnicos e muita disposição dos inscritos que dispensaram suas viagens para se dedicar ao aprendizado e aprimoramento sobre as regras de Bodyboard. Está provado que nem só de ondas vive o Bodyboard. Competência, responsabilidade e seriedade norteiam os trabalhos da atual diretoria, que não mediu esforços para que este curso fosse o sucesso que foi. O evento foi realizado no TITANIC, em Vila Velha,com uma estrutura diferenciada com datashow, sonorização, auditório climatizado, com carga horária de 10h e com a participação de cerca de 20 pessoas, dentre organizadores, competidores, o quadro técnico oficial da FEBBEES e, principalmente, dos novos interessados em ingressar no quadro técnico da FEBBEES, já para o ano de 2010, que além de todas estas mordomias, ainda tiveram almoço e cofee break pela manhã e a tarde.
O Curso utilizou uma metodologia de ensino que possibilitou aos participantes vivenciar a prática do trabalho realizado por todos os integrantes do quadro técnico. As palestras foram montadas com foco na realidade das funções e, mostrando, a interação entre as funções e ações de cada uma delas, a saber, secretario, beach marshal, locutor, diretor técnico, juizes e head judge. O auge do curso foi a parte prática envolvendo o uso do sistema, no qual o responsável pelo programa Surf Core, no ES, Flavio Aquino, trouxe o equipamento completo para que os participantes utilizassem ao vivo através de vídeos dos eventos da FEBBEES, com ondas de todos os tipos e situações de interferência inclusive. Segundo os participantes a sensaçao foi muito boa de poder ter contato com o equipamento, pois o que eles mais escutam na praia, daqueles que trabalharam poucas vezes com o sistema, é que a dificuldade maior é se ambientar com o teclado... quem não conhece a expressão: "se agarrou com o teclado", o que mostra que se fosse só por isso o curso já teria sido um verdadeiro sucesso, contudo, todos os módulos deram aos participantes uma visão prática da atuação nos eventos e como as decisões devem ser tomadas em conjunto para possibilitar um melhor aproveitamento nos eventos. Os palestrantes se emprenharam ao máximo e se preparam muito bem para os módulos, Marcelo Rocha, Presidente da FEBBEES e diretor técnico deu uma visão dinâmica da interação entre todas as funções num evento e as regras de competição, com diversos critérios importantes, como Top, cabeças de chave, critérios de encaixe, etc, Marcos Roberto, Head Judge oficial FEBBEES, mostrou as regra de interferência e trouxe uma perspectiva interessante de como é importante ter o critério de interferência bem solidificado, Osmar Tonetti, Head Judge oficial FEBBEEs, trouxe outro assunto de peso, prioridade, estas duas palestras foram sem dúvida as mais acaloradas e que mereceram o maior tempo dentro do curso, tivemos o Ronaldo Nascimento e o Wendel Lopes, juizes da FEBBEES, mostrando respectivamente as penalidades de interferência e alguns critérios de competição gerais, para fehcar com chave de ouro, a participação de Frank Lopes, guarda vidas da PMV há 10 anos e ex competidor profissional de bodyboarding ministrou noções de primeiros socorros, como procedimento de RCP, reabilitação cardio pulmonar, entre outros e com certeza deu mais um incremento ao curso.
Agora, os participantes farão o estágio final, vivenciando uma situação real de trabalho na abertura do Circuito Estadual 2010. Será montada uma estrutura que os possibilite vivenciar a emoção e responsabilidade de trabalhar no quadro técnico que tem um dos circuitos Estaduais mais fortes do Brasil.
A diretoria da FEBBEES está muito satisfeita com o resultado do curso e já informa em primeira mão que serão escalados dois ou três dos participantes que mais se destacaram no curso para iniciar imediatamente os trabalhos junto ao quadro técnico oficial da FEBBEES. Estes receberão, dentro de 15 dias um treinamento mais específico visando a preparação total para atuação imediata nos circuitos oficiais da Federação.
Finalizamos, dizendo que os competidores capixabas e de outros Estados que costumam participar dos eventos da FEBBEES podem ter a certeza que o quadro técnico da FEBBEES continua sendo um dos mais bem preparados do Brasil e não deixa nada a desejar em termos técnicos e comportamentais que devem basear as atitudes de todos os que pretendem se unir a este grupo de sucesso que trabalha no ES.
A Federação exige de seus membros do quadro técnico nada menos do excelência máxima no conhecimento e aplicação das regras do esporte, portanto, este curso foi só o primeiro de muitas ações que, em 2010, serão adotadas para capacitação do quadro técnico e de novos profissionais dentro do esporte.

Vamos em frente, pois para frente é que se anda...

Marcelo Rocha
Presidente