segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Bodyboarding capixaba não é um Body treino... mas estas iniciativas podem ser interessantes.

Amigos e amantes do Bodyboard capixaba. Convido-os a uma reflexão importante. O futuro do esporte está nos grandes eventos ou nos Body treinos? Cabe aqui uma explicação: não pretendo comparar as duas atividades.
O BB capixaba vem num crescente há mais de 10 anos e esse crescimento se deu, principalmente, pela proposta de uniformização e profissionalização da modalidade, proposta pela atua gestão da FEBBEES e que foi aceita pela grande maioria dos envolvidos, seja quadro técnico, professores de escolas de bodyboard, competidores de ponta e iniciantes, enfim a massa do BB capixaba. Contudo, estamos vivendo um momento de transição interessante no ES, por que? Todos sabemos, inclusive a regra do BB menciona, o que vem a ser uma competição oficial e o que é necessário para sua realização por parte das entidades filiadas. Aliás, o caminho correto em linhas gerais para os eventos oficiais é bem simples: crie uma associação de Bodyboard, filie-se à FEBBEES, utilize as regras vigentes, utilize o quadro técnico oficial e bom evento. A novidade vem agora: nós não temos uma definição clara e, portanto, legal do que venha a ser um body treino e de suas formas de realização, sendo assim, algumas entidades e, até pessoas físicas, com o intuito legítimo de ajudar o esporte a crescer e movimentar as pessoas em torno do mesmo, realizam pequenas "brincadeiras" entre amigos e intitulam "Body treino".
Agora vamos analisar sobre a ótica da organização e divulgação: O que difere a divulgação de um evento de porte oficial e de um body treino que tem um cartaz vinculado em mídias especializadas de bodyboard, cobram inscrição e dão premiação em bom nível aos competidores, inscritos? Eu acho que muito pouca coisa, contudo o mais importante é que esperamos um nível de profissionalismo dos eventos principais que deixamos de lado ao realizar estas pequenas “brincadeiras” ou confraternizações entre amigos alusivas ao Bodyboard.
O que esperamos é a conscientização dos envolvidos neste tipo de “evento” sobre o porte e a responsabilidade que é se colocar o Bodyboard na praia, seja qual for o evento.
Enfim, diante destas palavras quero tranqüilizar todos aqueles que já estão com seus “eventos” agendados para este final de ano e torcemos para que o sucesso seja pleno. 2010 vem ai e a diretoria da FEBBEES já tem propostas para incluir a modalidade de disputa de Body treino em suas normatizações e regulamentações oficiais, ai evitaremos dissabores e todo aquele que se propuser a realizar este tipo de confraternização poderá procurar a Federação e saber, realmente, o que é uma confraternização e um evento que realmente envolve a prática desportiva e pública da modalidade de maior reconhecimento no ES, o Bodyboarding.

Valeu e nos vemos na praia.

Marcelo Rocha

Um comentário:

  1. Minha opinião é que toda a forma de fomentar, movimentar e fazer valer o esporte deve ser aproveitada.

    A atitude que a FEDERAÇÃO teve no passado de proibir a realização de um Bodyb Treino organizado pelo Ronie Pacheco e Canarinho foi muito mau recebida entre todos do bodyboard, pois é visto pelos atletas como uma maneira de colocar os treinos e mais evidencia.

    " Pegar onda , ter o equipamento completo e ir a praia, NÃO É PRATICAR O ESPORTE BODYBOARD, PRATICAR O ESPORTE É COMPETIR E POR A PROVA O SEU ALTO RENDIMENTO".

    Parabenizo a nova gestão e nova maneira com que jogam aberto e limpo com os atletas este é o caminho.

    Sucesso ao bodyboard.

    aTT, Leonardo Andara

    ResponderExcluir